Impedancio-pHmetria esofágica, o que é e para que serve
Já ouviu falar da Impedancio-pHmetria esofágica? Saiba que isso é um importante exame para vermos se o seu esôfago está trabalhando bem. Ele, junto com a impedância intraluminal esofágica, detecta a RGE, que significa o “Refluxo Gastro-Esofágico”, ácido e não ácido. Basicamente serve para diagnosticar em que nível está o refluxo no esôfago.
Esse exame deve ser feito em certos casos. Um deles envolve sintomas como tosse crônica, pigarro, rouquidão e dor torácica. Outro caso que deve-se atentar para a realização do exame é para esclarecer diagnóstico em um paciente com sintomas sugestivos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). Esse tipo de caso é o que não apresenta inflamação no esôfago à endoscopia.
Esse tipo de exame não precisa trazer alguém junto, pois não é necessária sedação. O único porém é realizar um jejum de 6 horas, para assim o exame ter um resultado mais satisfatório. Fique tranquilo, pois o exame, depois de realizado, não trás complicações ao paciente, podendo realizar atividades cotidianas normalmente.