Fonte: Contábil Rocha

Não é novidade que o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo e também que a nossa carga tributária está entre as mais elevadas.

O que queremos trazer aqui é uma rápida comparação, de forma simples – se é que isso seja possível – de duas das formas de tributação das empesas, que são as mais adotadas pelas clínicas médicas: Lucro Presumido e Simples Nacional.

Antes de mais nada, importante dizer que o Simples Nacional é um regime de tributação para empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano – média de R$ 400 mil por mês – e que pode ser utilizado pelas clínicas médicas, como iremos demonstrar.

Faremos aqui simulações de valores de faturamento e folha de pagamento, que são as principais variáveis para chegarmos aos cálculos. De acordo com a legislação tributária, o faturamento é composto da receita bruta da empresa, enquanto a folha de pagamento é composta pela soma dos valores brutos pagos a funcionários registrados em carteira pelo regime CLT, pagamentos a autônomos e remuneração dos sócios através do pró-labore.

No regime do Simples Nacional, caso a folha de pagamento represente ao menos 28% do faturamento, a tributação é menor. De outro lado, no Lucro Presumido, há mais encargos sobre a folha de pagamento. Todas essas variáveis foram consideradas nos números abaixo.

Feitas alguns esclarecimentos, vamos às simulações:

Os números apresentados indicam, de forma geral, que o custo tributário do Simples Nacional é mais vantajoso para níveis mais baixos de faturamento, enquanto a tributação com base no Lucro Presumido é mais interessante, em alguns casos, quando a receita bruta é mais alta.

O mais importante é saber que essa análise deve ser feita de forma personalizada, pois existem muitas variáveis envolvidas. Além disso, é importante levar em conta a tendência pela qual a empresa esteja passando, tanto em relação ao faturamento quanto no que se refere à variação do valor da folha de pagamento.

Procure seu escritório contábil para fazer essa análise. Estamos à disposição para mais detalhes sobre o assunto.

Write a comment:

You must be logged in to post a comment.

© 2019 - Alacer Biomédica - Todos os direitos reservados. - Cloud por C4W Labz